Visto que tem sido um problema que afeta não só as vidas das crianças em desenvolvimento, mas também a de muitos adultos. Formamos hoje em dia uma espécie de fenômeno que é conhecido como os ‘’dependentes da tecnologia’’.
Saber se policiar como pais, também é de extrema importância na hora de corrigir o que pode estar atrapalhando o desenvolvimento de seu filho. Veremos aqui nesse artigo alguns pontos importantes, leia até o final!
Entendendo melhor sobre o transtorno da dependência de tela.
Restringir o tempo com uma tela para crianças é muito importante, o limite deve ser imposto, segundo informações da Academia Americana de Pediatria recomenda-se um limite máximo de 70 minutos de tempo de tela para crianças de 2 a 5 anos de idade.
Sendo que crianças mais jovens nem devem fazer uso da tecnologia, visto que estudos já comprovaram que crianças pequenas dormem menos e são menos focadas se gastam muito tempo com toda essa tecnologia.
O estudo ainda se aprofunda mostrando claramente que para cada 4 horas de uso que a criança tem sobre as telas, perdem uma 1 de sono, ficando também com sua fala atrasada. Realmente não preciso dizer mais nada sobre as trágicas consequências na vida dos pequenos.
Vemos aqui o Transtorno de Dependência de Tela é real, e é preciso ser levado a sério diante das consequências que podem estabelecer na vida das crianças, e dos nossos adolescentes, os pais devem ficar sempre atentos ao tempo que seus filhos ficam expostos às telas.
Considerações finais.
Praticamente todas as crianças hoje em dia, usam dispositivos eletrônicos, muitos pais cada vez mais cedo oferecem a tecnologia a criança no intuito de agradar, não sabendo muitas vezes o mal que o seu uso excessivo pode causar.
Problemas como perda de peso ou ganho, insônia, dores de cabeça, má nutrição, problemas de visão e má nutrição, somado a emoções como ansiedade, solidão, culpa e desonestidade são também decorrentes do transtorno de dependência de tela.
É muito importante que os pais fiquem atentos, e estimulem além das telas outras atividades para o desenvolvimento dos filhos, como natação, ou qualquer outro tipo de esporte que tire a criança ou o adolescente desse foco.
Encoraje e estimule seus filhos a usar a criatividade em suas brincadeiras, procure corrigir esse mal o quanto antes para que eles não sofram com dependências tecnológicas desnecessárias, esse é sempre o melhor caminho!