Sendo muito importante, pois, ajuda a entender como a influência do nosso desenvolvimento orgânico funciona. Optometristas comportamentais tem uma visão ampla do paciente e medem outras habilidades visuais que vão além da acuidade visual.
Esses profissionais trabalham com problemas relacionados com a ambliopia que é também conhecido como olho preguiçoso, além da falta de memorização, e várias outras implicações visuais. Entre elas estão a nossa famosa dislexia, e até mesmo a vista cansada, assim como o estrabismo e os problemas binoculares, refrativos, oculomotores, de linguagem ou de atenção, em sua vertente visual.
A solução nem sempre são os óculos ou lentes de contato, mas às vezes pode ser corrigida ou melhorada através de uma terapia visual que integra o sistema visual com outros sistemas do corpo.
Entre os benefícios que a Optometria Comportamental pode fazer para melhorar nossa saúde visual, destacamos:
1- Aquisição de maiores competências em atletas profissionais:
O sucesso de grandes atletas depende em grande parte da visão, concentração, equilíbrio, postura, ritmo e movimento. Portanto, os optometristas comportamentais apresentaram vários estudos em que demonstram como o exercício visual complementa o potencial físico.
2- Reduzir as dificuldades de atenção das crianças desde a infância:
Basicamente 70% do que os alunos aprendem em sala de aula é através da visão e audição. Portanto, é essencial trabalhar em seu desenvolvimento, como sabemos muitas crianças apresentam falta de atenção devido, à visão não estar em dia.
3- Alterações visuais corretas após doença ou acidente:
Pessoas com lesões cerebrais, ou que passaram por acidentes vasculares cerebrais podem apresentar problemas de orientação espacial e localização, motilidade ocular, constrições de campo funcionais, binocularidade ou estrabismo.
Essas habilidades precisam ser recuperadas através de um programa de Neuro-Reabilitação Optométrica. Os optometristas comportamentais trabalham para minimizar os sintomas, e melhorar o desempenho do paciente, que pode retornar a uma vida normal, em muitos casos.
4- Limite ou perda de habilidades visuais na população adulta:
Devido à exposição excessiva a telas como vemos hoje em dia, entre outras atividades de esforço visual, as pessoas tem apresentado cada vez mais quadros de miopia. A terapia visual reduz os sintomas desse mal, e os optometristas trabalham nesse ponto. Agende sua consulta!