E como ninguém quer passar por isso, estou aqui com o intuito de informar sobre o problema, auxiliando também na hora de procurar uma ajuda especifica que leve o paciente a uma solução para o seu problema.
Alguns colírios de venda livre podem fornecer um alívio rápido, e você pode usá-los várias vezes ao dia para lubrificar os olhos. Os colírios de venda livre são especialmente úteis porque aliviam os sintomas sem o incômodo de obter uma receita.
Mas o colírio isento de prescrição, como muitos gostam de usar contém seu próprio conjunto de riscos. Algumas gotas contêm produtos químicos aos quais seus olhos não devem ser expostos a longo prazo.
Por isso, você deve ter o cuidado de usar apenas uma certa quantidade de gotas todos os dias em se tratando do colírio MIP (Medicamento Isento de Prescrição), pois, eles contêm seu próprio conjunto de riscos.
Tipos de colírio
Existem vários, porém dois são os tipos de lágrimas artificiais mais utilizados: colírios com conservantes e colírios sem conservantes. E vamos ver sobre esses dois tipos mais especificamente aqui nesse artigo.
Os colírios sem conservantes vêm em vários frascos para aplicação de uso único, depois de aplicar, você deve descartar o frasco. Especialistas dizem que o recomendado deve ser comprar este tipo de colírio com mais frequência, pois não é estocável na prateleira.
Os conservantes conferem aos colírios uma vida útil mais longa. No entanto, os químicos usados nesses colírios podem irritar os olhos. Se você usar colírios com conservantes, não deve aplicar mais do que 4 doses por dia.
Na hora do uso, a ponta do frasco pode ficar contaminada se tocar seu olho ou outra superfície, por isso, recoloque a tampa assim que terminar de aplicar, leia sempre as instruções e advertências no rótulo para evitar contaminação.
Efeitos colaterais
Todos precisam saber que as lágrimas artificiais podem acarretar em efeitos colaterais, como a visão turva logo após a aplicação. As reações alérgicas também são problemas que o uso desses medicamentos pode trazer.
Por isso, o ideal antes do uso de qualquer medicamento e realizar uma consulta ao optometrista. Mas se já fez uso e notou algum sintoma, pare de usar o colírio imediatamente, e procure essa ajuda o quanto antes.